Diferenças entre edições de "Tertúlia “O Touril”"

Linha 20: Linha 20:
  
 
<gallery>
 
<gallery>
Touril F1.jpg|Legenda1
+
Touril F1.jpg|
Touril F2.jpg|Legenda2
+
Touril F2.jpg|
Touril F3.jpg|Legenda1
+
Touril F3.jpg|
Touril F4.jpg|Legenda2
+
Touril F4.jpg|
Touril F5.jpg|Legenda1
+
Touril F5.jpg|
Touril F6.jpg|Legenda2
+
Touril F6.jpg|
Touril F7.jpg|Legenda1
+
Touril F7.jpg|
Touril F8.jpg|Legenda2
+
Touril F8.jpg|
Touril F9.jpg|Legenda1
+
Touril F9.jpg|
Touril F10.jpg|Legenda2
+
Touril F10.jpg|
Touril F11.jpg|Legenda1
+
Touril F11.jpg|
Touril F12.jpg|Legenda2
+
Touril F12.jpg|
 +
</gallery>
 +
Fonte: Página de Facebook da Tertúlia "O Touril"
 +
 
 +
 
 +
<gallery>
 +
Exemplo1.jpg|Legenda1
 +
Exemplo2.jpg|Legenda2
 
</gallery>
 
</gallery>

Revisão das 12h45min de 25 de março de 2020

Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado

A Tertúlia “O Touril” foi fundada a 2 de julho de 1977 por um grupo excursionista, que habitualmente se reunia na antiga taberna vila-franquense chamada “14 e 8”. Deste modo, a Tertúlia “O Touril” surgiu pelo convívio dos seus fundadores, associado à necessidade de ter um local próprio para as conversas, os serões tauromáquicos, os almoços, os jantares, os lanches e/ou o convívio tertuliano.

Para efetivar este espaço físico, os fundadores alugaram o edifício n.º 7 da Travessa da Lourença. Edifício esse que viria a sofrer fortes intervenções estéticas e o qual seria como uma segunda casa para aquelas pessoas.

Os fundadores da Tertúlia “O Touril” fizeram por consagrar no edifício um conjunto de simbolismos e expressões identitárias, numa clara simbiose entre a Tauromaquia em geral e os particularismos de Vila Franca de Xira. A fachada da Tertúlia apresenta-se como uma réplica, quase perfeita, da entrada do touril na Praça de Toiros Palha Blanco, do mesmo modo, a porta de acesso é idêntica à que se situa no touril da praça de toiros vila-franquense. Interiormente, as alusões continuavam, tanto da porta dos cavalos, como da porta dos cabrestos, e até mesmo de uma miniatura de uma teia. Em poucos anos o grupo de amigos cresceu e a Travessa da Lourença apresentava todos os anos uma moldura humana que orgulhava os mais antigos e deixava os mais novos felizes por pertencerem àquela família.

Com o esforço dos sócios, contando ainda com um dos fundadores, e com o apoio de todos que têm este espaço como referência, a Tertúlia “O Touril” renasceu no seu novo espaço, na Travessa dos Tanquinhos, aumentou a sua família e é hoje uma tertúlia viva/renascida.

Com o desaparecimento de dois dos três últimos fundadores, o fim da Tertúlia parecia eminente, contudo graças à vontade e à persistência de um grupo, que lutara por manter vivo o espaço no qual cresceram e viveram grandes momentos, a Tertúlia sobreviveu. Esta mudou de espaço físico, mas mantém viva a sua história e as suas tradições.

Os principais objetivos da Tertúlia “O Touril” são manter viva a tradição tão característica da cidade de Vila Franca de Xira; abrir o espaço a todos aqueles que o queiram visitar; e promover eventos que chamem todos os vila-franquenses, e não só, a viver a cidade e a conhecer as suas tradições.


Redes sociais: https://www.facebook.com/OTouril/

Localização: Travessa dos Tanquinhos, n.º 3 e 5 | 2600-232 Vila Franca de Xira


Fonte: Página de Facebook da Tertúlia "O Touril"