Diferenças entre edições de "Tertúlia “O Touril”"
| Linha 37: | Linha 37: | ||
<gallery> | <gallery> | ||
| − | + | Touril FE1.pdf|Apresentação da Tertúlia | |
| − | |||
</gallery> | </gallery> | ||
Revisão das 12h47min de 25 de março de 2020
A Tertúlia “O Touril” foi fundada a 2 de julho de 1977 por um grupo excursionista, que habitualmente se reunia na antiga taberna vila-franquense chamada “14 e 8”. Deste modo, a Tertúlia “O Touril” surgiu pelo convívio dos seus fundadores, associado à necessidade de ter um local próprio para as conversas, os serões tauromáquicos, os almoços, os jantares, os lanches e/ou o convívio tertuliano.
Para efetivar este espaço físico, os fundadores alugaram o edifício n.º 7 da Travessa da Lourença. Edifício esse que viria a sofrer fortes intervenções estéticas e o qual seria como uma segunda casa para aquelas pessoas.
Os fundadores da Tertúlia “O Touril” fizeram por consagrar no edifício um conjunto de simbolismos e expressões identitárias, numa clara simbiose entre a Tauromaquia em geral e os particularismos de Vila Franca de Xira. A fachada da Tertúlia apresenta-se como uma réplica, quase perfeita, da entrada do touril na Praça de Toiros Palha Blanco, do mesmo modo, a porta de acesso é idêntica à que se situa no touril da praça de toiros vila-franquense. Interiormente, as alusões continuavam, tanto da porta dos cavalos, como da porta dos cabrestos, e até mesmo de uma miniatura de uma teia. Em poucos anos o grupo de amigos cresceu e a Travessa da Lourença apresentava todos os anos uma moldura humana que orgulhava os mais antigos e deixava os mais novos felizes por pertencerem àquela família.
Com o esforço dos sócios, contando ainda com um dos fundadores, e com o apoio de todos que têm este espaço como referência, a Tertúlia “O Touril” renasceu no seu novo espaço, na Travessa dos Tanquinhos, aumentou a sua família e é hoje uma tertúlia viva/renascida.
Com o desaparecimento de dois dos três últimos fundadores, o fim da Tertúlia parecia eminente, contudo graças à vontade e à persistência de um grupo, que lutara por manter vivo o espaço no qual cresceram e viveram grandes momentos, a Tertúlia sobreviveu. Esta mudou de espaço físico, mas mantém viva a sua história e as suas tradições.
Os principais objetivos da Tertúlia “O Touril” são manter viva a tradição tão característica da cidade de Vila Franca de Xira; abrir o espaço a todos aqueles que o queiram visitar; e promover eventos que chamem todos os vila-franquenses, e não só, a viver a cidade e a conhecer as suas tradições.
Redes sociais: https://www.facebook.com/OTouril/
Localização: Travessa dos Tanquinhos, n.º 3 e 5 | 2600-232 Vila Franca de Xira
Fonte: Página de Facebook da Tertúlia "O Touril"