António José Martins
Natural do Montijo, António José Martins nasceu a 3 de Fevereiro de 1945. Apresentou-se pela primeira vez em público na praça da sua terra natal em 1956. Prestou prova para bandarilheiro praticante na Praça de Toiros de Almeirim em 1966, após ter reprovado na primeira tentativa, no Montijo.
Tomou a alternativa de bandarilheiro na Praça de Toiros do Montijo no dia 1 de Setembro de 1970, sendo-lhe esta concedida por Guilherme Pereira numa corrida em que partilharam a arena os cavaleiros Manuel Conde, Mestre Batista e José Lupi e se lidaram toiros da Herdade de Camarate.
António José Martins apresentou-se em Espanha na Praça de Toiros de Jerez de la Frontera nesse mesmo ano numa corrida de rejoneio em que integrou a quadrilha de Alfredo Conde.
Ao longo da sua carreira integrou as quadrilhas de diversos cavaleiros, entre os quais D. Francisco de Azarujinha, Fernando de Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl, Alfredo Conde, José Luis Sommer de Andrade, José Núncio, Afonso Correria Lopes, Joaquim Veríssimo, Jorge de Ourique, Carlos Miguel e José Prates. Integrou também as quadrilhas dos matadores Armando Soares, José Júlio e José Simões bem como de algumas figuras do toureio espanholas, nas suas vindas a Portugal.
António José Martins destacou-se ainda como dirigente do Clube Taurino "Os 10", do Montijo. Depois de abandonar as arenas exerceu durante alguns anos o cargo de Director de Corrida.
Entre muitas outras distinções, em 1983 ganhou o troféu em disputa para o melhor par de bandarilhas na Feira de Campanário (Badajoz).
REGISTOS FOTOGRÁFICOS
- Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
FONTES ESCRITAS
- Festa de luto: morreu António José Martins (Farpas Blogue 18.08.2018)