José Agostinho dos Santos

Nasceu na Golegã a 27 de agosto de 1931 no seio de uma família de toureiros. José Agostinho Agria dos Santos era filho do bandarilheiro Carlos dos Santos, irmão do matador de toiros António dos Santos e do bandarilheiro Carlos dos Santos. Era também primo do consagrado matador Manuel dos Santos. António de Portugal, seu sobrinho, foi igualmente matador de toiros.

Frequentou a Escola de Toureio da Golegã, recebendo os ensinamentos do mestre Patrício Cecílio. José apresentou-se pela primeira vez em público em 1942, em Torres Novas, aos 10 anos de idade.

Tirou a prova de praticante em Alcochete em 1950 e a alternativa no Campo Pequeno, a 10 de agosto de 1952, sendo apadrinhado por Agostinho Coelho.

Despediu-se das arenas num festival em sua homenagem realizado no Campo Pequeno no dia 18 de março de 1979 onde actuaram os cavaleiros Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha, José João Zoio, Emídio Pinto, Manuel Jorge de Oliveira e o então amador Rui Salvador. Lidaram-se toiros da Ganadaria Ortigão Costa e pegaram os grupos de forcados de Vila Franca, Montijo e Chamusca.

José Agostinho dos Santos distinguiu-se noutras atividades ligadas ao meio tauromáquico. Foi colaborador do primo Manuel dos Santos na gestão da Praça de Toiros do Campo Pequeno, foi empresário taurino e também apoderado tendo dirigido as carreiras de vários cavaleiros, entre os quais Emídio Pinto, Manuel Jorge de Oliveira, João Moura, entre outros.


REGISTOS FOTOGRÁFICOS



REGISTOS GRÁFICOS